(Português do Brasil) UFMS promove 1ª Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental no Brasil

Postado por: Verissimo Goncalves

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

UFMS promove 1ª Escola de Mecânica dos Fluídos Ambiental no Brasil

 

Entre os dias 08 e 12 de janeiro, a UFMS recebe a Escola de Mecânica dos Fluídos aplicada à Engenharia Ambiental, a primeira a ser realizada no Brasil. O evento, que conta com grandes nomes da área, acontece no anfiteatro da FACOM (Faculdade de Computação) das 8h às 18h. Para o evento estão inscritos alunos do Brasil, Chile, Malásia e África do Sul.

 

Seguindo o modelo das Escolas já realizadas pela Associação Internacional de Engenharia e Pesquisa Hidro Ambiental (IAHR), o curso combina teoria, experimentos e aplicações, envolvendo aulas teóricas, aulas de campo e visitas técnicas.

 

No Brasil, a Escola surgiu a partir de conversas entre os professores Johannes Gérson Janzen e Fábio Veríssimo Gonçalves, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAENG-UFMS) e Tobias Bleninger da Universidade Federal do Paraná (UFPR), todos com experiência em participação de escolas do mesmo tipo na Europa.

 

Além de colaborar para a formação dos alunos da pós-graduação brasileira da área de Mecânica dos Fluidos Ambiental, o evento fomenta a interação e a troca de experiências entre pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, motivando a criação de pesquisa em rede.

 

Para o coordenador do evento, Johannes Gérson Janzen essa escola visa ser a primeira de uma série a ser organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PGTA) e pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografias (FAENG) da UFMS e visa criar uma massa crítica internacional na UFMS na área de Mecânica dos Fluidos Ambiental. O evento faz parta da internacionalização do PGTA, internacionalização esta que já vem ocorrendo na área através do intercâmbio de alunos e de parceria em projetos de pesquisa.

A Escola foi realizada anteriormente em Karlsruhe, Alemanha, 1999; Dundee, Escócia, 2001; Budapeste, Hungria, 2004; Karlsruhe, Alemanha, 2006; Santiago, Chile, 2009; Lucerne, Suíça, 2012; Hong Kong, China, 2014.

 

 

A Escola de Mecânica dos Fluídos

 

A Mecânica dos Fluidos (aplicada a Engenharia Ambiental) trata do estudo da mecânica dos fluidos, e dos processos de transporte de massa, quantidade de movimento e energia térmica associados a ele, que ocorre em sistemas naturais e em sistemas de engenharia.

 

Nas aulas teóricas, os participantes receberão a professora Heidi Nepf, do Instituto de Tecnologia de  Massachusetts (MIT), que apresentará os últimos avanços na área de escoamentos com vegetação aquática e “wetlands”; o professor Harry Schulz da Universidade de São Paulo (USP) apresentará os processos de transferência de massa entre ar e água; o professor Tobias Bleninger da Universidade Federal do Paraná (UFPR) irá ministrar disciplinas na área de escoamentos estratificados, com aplicações na área de emissários submarinos e lagos/reservatórios; o professor sul-africano Van Zyl apresentará o tópico escoamento através de vazamentos em condutos forçados e o professor José Góes Vasconcelos, da Universidade de Auburn, Estados Unidos, irá ministrar o curso de modelagem em eventos extremos em sistemas hidráulicos.

 

Nas aulas práticas, o professor Leonardo Machado da Rosa ministrará o curso de “Computational Fluid Dynamics” (CFD). Na parte experimental de laboratório, o Prof. Rui Miguel Lage Ferreira da Universidade de Lisboa, Portugal, ministrará um curso “hands-on” na área de “Particle Image Velocimetry” (PIV). Vale a pena lembrar que poucos pesquisadores no Brasil usam PIV para estudar fenômenos na área de Mecânica dos Fluidos Ambiental. Para essas aulas práticas será usado o aparato PIV do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS) da UFMS.

 

Finalmente, também será realizada uma visita técnica a Águas Guariroba, empresa de saneamento de Campo Grande, visando ver in loco a aplicação da Mecânica dos Fluidos Ambiental ao saneamento.

 

A Escola destina-se a profissionais ligados a mecânica dos fluidos ambiental, entre pós-graduandos, alunos de graduação do último ano, professores, consultores ambientais, representantes de entidades não governamentais, representantes dos órgãos de Governo e de entidades usuárias dos recursos hídricos e demais recursos ambientais.

Maiores informações em http://gjss-2018.weebly.com/

Final Schedule (GJSS-2018)

Compartilhe:
Veja também