Facilidades/Laboratórios

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Sala de Permanência

O Programa conta ainda com uma sala de permanência para os discentes, com três computadores e Internet disponível e acesso irrestrito aos alunos, além de diversos pontos de Internet para acesso com Notebook.

Recursos de Informática

  • A infraestrutura de informática do PGTA é bastante completa. O Sistema de Gestão de Pós-graduação (SIGPOS) (https://sistemas.ufms.br/sigpos/) realiza a gestão do PGTA, permitindo a realização das seguintes operações: controle do curso, controle de docentes, controle da estrutura curricular, oferta de disciplinas, abertura de processos seletivos, recebimento de alunos, lançamento de trabalhos de conclusão, emissão de histórico, diploma e certificados, entre outras. Os dados lançados no SIGPOS podem ser visualizados por candidatos e alunos através do Portal de Pós-graduação, disponível no endereço https://posgraduacao.ufms.br/portal. Esse Portal também é utilizado para realização de inscrição online de candidatos em processo seletivo e solicitação de matrícula online de alunos regulares do programa.
  • É permitido ao pós graduando a inscrição de seu computador pessoal para acesso à internet no campus e acesso ao Portal de Periódicos da Capes fora do Campus, com login pessoal. A UFMS fornece acesso à rede wifi eduroam disponível por todo o Câmpus através do login realizado pelo Passaporte UFMS. O Passaporte UFMS é o sistema de gerenciamento de contas de usuários para acesso aos computadores da UFMS e os sistemas desenvolvidos pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFMS. Também é disponibilizado o acesso ao Portal de Periódicos da Capes no Campus, e através do acesso remoto via CAFe mediante login pessoal. A CAFe permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para cada instituição de ensino.

Laboratórios

Laboratório de Qualidade Ambiental (LAQUA). O Laboratório de Qualidade Ambiental, com área física de 417m², que tem como foco atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Qualidade da Água e Biossólidos. Atualmente o laboratório está capacitado para realizar análises físico-químicas e microbiológicas em águas naturais, água potável e efluentes domésticos e industriais, além de análises de sedimentometria, lodos provenientes de Estações de Tratamento de Efluentes e ensaios de ecotoxicologia. Para isto, o Laqua está equipado com as tecnologias de cromatografia gasosa, cromatografia iônica, espectrofotometria de absorção atômica e determinação de Carbono Orgânico Total. Ainda, o laboratório possui capacidade para a realização de simulações de processos unitários de tratamento de água e efluentes. O LAQUA abrange Laboratório de Análise Físico-Química da Água, Laboratório de Análise Bacteriológica da água. Está equipado com Espectrômetro de Absorção Atômica (VARIAN), e Extrator com Fluído Supercrítico, Cromatógrafo Gasoso com detectores de captura de eletróns (ECD) e de fósforo e nitrogênio (NPD). Ainda, o LAQUA dispõe de equipamentos para análises físico-químicas, abrangendo Laboratório de Análise Físico-Química da Água, Laboratório de Análise Bacteriológica da água. O LAQUA atende às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento (LENHS). A ELETROBRÁS, no âmbito do Procel Sanear, firmou convênios de cooperação técnico-financeira com Universidades Federais nas cinco regiões do país. Na região Centro-Oeste, foi escolhido a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os principais objetivos da implantação do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento (LENHS) foram: consolidar centros de referência regionais de eficiência energética e hidráulica no saneamento para atividades de ensino, pesquisa aplicada e extensão; enfatizar medições elétricas e hidráulicas nos sistemas de saneamento; apoiar o PROCEL SANEAR na implementação de ações voltadas à eficiência energética e hidráulica no setor saneamento; produzir documentação informativa sobre melhores práticas integrando o uso eficiente de energia e água no saneamento; desenvolver e aplicar inovações tecnológicas advindas dos trabalhos acadêmicos e favorecer a efetiva transformação do mercado, fundamentalmente de sistemas de abastecimento de água, por meio do incremento da eficiência. O LENHS da UFMS está instalado numa área de 455 m², possuindo bancada para ensaios experimentais (adutoras, redes em malha com simulação de vazamentos, sistema bombeamento/reservação, transientes hidráulicos) e equipamentos móveis para pesquisa em laboratório (Particle Image Velocimetry, PIV, etc.) e campo. O LENHS tem atuado nas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, auxiliado a administração universitária através do programa PURA (Programa de Uso Racional da Água nos Campi da UFMS) e prestadores de serviços de saneamento, agências reguladoras e órgãos de financiamento.

Principais equipamentos: Medidor de espessura ultrassônico; Barômetro com altímetro portátil; Megômetro digital portátil; Maleta para medição de parâmetros hidráulicos; Geofone eletrônico; Localizador de massa metálica; Locador de tubulação e cabo energizado ; Haste de escuta ; Válvula geradora de ondas sonoras em tubulações; Medidor de vazão ultrassônico portátil ; Tacômetro ótico; Analisador de energia elétrica; Alicate wattímetro digital portátil; Tubo de pitot; Medidor de vazão ultrassônico Doppler (ADV); Varivolt monofásico; Calibrador digital de pressão multifunção; Registrador de dados data-logger ; Calibrador digital de pressão multifunção; Registrador de dados data-logger; Transmissor inteligente de pressão (Célula SMAR); Particle image velocimetry (PIV).

Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais (LabGIS): O Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais (LabGIS)  faz parte da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) sob a coordenação do Prof. Antonio Conceição Paranhos Filho,  o LabGIS iniciou suas atividades no ano de 2002  e atende alunos de oito cursos de graduação (Engenharias Ambiental e Civil,  Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária, Enfermagem,  Geografia e Direito) além de discentes das pós-graduações em Tecnologias Ambientais, Ecologia e Conservação,  Doenças Infecciosas e Parasitárias, Biologia Vegetal, Biotecnologia e Biodiversidade, Geografia (Aquidauana), Recursos Naturais, Direito, além de, eventualmente outros cursos de graduação e pós-graduação da UFMS e de parceria com outras instituições como USP, UFERSA, UERN e UFSC.

Laboratório ModelHy: O laboratório implementado de 2017, enquadrado nas áreas de Engenharia Civil, Modelagem, Hidráulica, Projetos e Desenvolvimento de Protótipos, fornece estrutura para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, ensino e extensão do Grupo de Pesquisa ModelHy. Esse grupo de pesquisa multidisciplinar formado por 39 integrantes, entre pesquisadores e estudantes em diferentes níveis de treinamento, centra-se na análise e desenvolvimento de modelos matemáticos e análise de ecotecnologias que se adaptam à estrutura e complexidade de determinado sistema. Os modelos são desenvolvidos através da combinação de diferentes fontes de informação, incluindo dados de monitoramento hidrológico, climático e hidrogeológico, dados de sensoriamento remoto, análise química e indicadores ecológicos. As ecotecnologias centram-se principalmente em energias renováveis, técnicas compensatórias de drenagem urbana e protocolos de avaliação.

Laboratório de tratamento de efluentes (LabE): são realizadas pesquisas relacionadas a efluentes de agroindústria e saneamento focado em recursos. Este laboratório foi implementado em 2011, contando com uma sala climatizada para reatores e experimentos em escala de bancada. Anexo ao LabE, foi instalada uma casa de vegetação de 36 m2, com sistema de irrigação.

Laboratório de Hidrossedimentologia (HEroS): O Laboratório HEroS dá suporte ao grupo de Pesquisa HEroS e Hidrologia e Segurança Hídrica às atividades de pesquisa dos projetos de alunos orientados de pós graduação do PGTA, de graduação e bolsistas PIBIC ou voluntários. A partir de 2014, com a inauguração das novas instalações do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Ambientais da UFMS, o Laboratório ganhou novo espaço físico (110 m2) e passou a ser denominado de Laboratório HEroS: Hidrologia, Erosão e Sedimentos. A estrutura física do laboratório conta com espaço e equipamentos que permite a elaboração de análises granulométricas, de concentração de sedimentos para obtenção de descarga sólida em suspensão e de fundo. Ainda permite o uso de programas de computador (software) para estudo de séries históricas de vazão e de chuva.

Laboratório de Águas Subterrâneas e Áreas Contaminadas (LASAC): Houve mudança física e expansão do laboratório, de 18 para 30 m2, em 2016. Em 2015, foi instalada uma área experimental de Geotecnia e Hidrogeologia, de 400 m2, no campus de Campo Grande, anexa a FAENG. O laboratório é utilizado para atividades práticas de aulas de graduação e de pós-graduação; dá suporte a projetos de pesquisas de mestrado e doutorado em hidrogeologia e geotecnia ambiental, bem como trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Laboratório de Geologia (LabGeo): O laboratório é utilizado para aulas práticas de geologia para alunos de graduação e de pós-graduação; fornece material e amostras utilizadas nos projetos de extensão; é utilizado para o desenvolvimento de materiais didáticos; recebe alunos em visitas orientadas; atende professores de escolas públicas em demandas referentes às geociências; oferece oficinas de divulgação científica de geologia, paleontologia e hidrogeologia.

Laboratório de Microbiologia Ambiental e Ecologia: Conta com 2 microscópios óticos e 2 microscópios estereoscópios, espectrofotômetro, mufla, centrífuga, 1 geladeira, 1 freezer, sistema de filtração e vidraria para análises químicas. 1 Capela de fluxo laminar, 1 microscópio ótico e sistema de iluminação para cultivo de algas, uma sonda multiparâmetro em manutenção (laqua), 2 microscópios óticos sendo 1 com captura de imagem e 3 microscópios estereoscópios.

Laboratório Computational Fluid Dynamics (CFD): O laboratório CFD-UFMS se especializou na aplicação da Computational Fluid Dynamics (CFD) aos problemas da engenharia civil e ambiental que envolvem o escoamento de fluidos. O laboratório CFD-UFMS possui:

  • 1 Servidor SGI H2106, configurado com 4 Processadores AMD Opteron 6276 16-Core 2.3GHz; 128-GB RAM DDR3 DIMM 1333MHz; 6 (seis) discos de 2TB SATA 7.2Krpm, Raid 0; DVD-RW; Fonte de alimentação redundante; 2 (dois) ports Gigabit Ethernet.
  • 1 software ANSYS Academic Research.
  • 15 microcomputadores.
  • Sala de aula/laboratório onde é ministrada a disciplina CFD (Computational Fluid Dynamics) e os alunos podem realizar suas simulações. Em 2012 também iniciamos colaboração com laboratório de Botânica do CCBS, para o desenvolvimento de pesquisas direcionadas a adaptação de plantas ornamentais e reuso de águas cinza.

Laboratório de Geomática: No contexto do PGTA, o Laboratório de Geomática permite o mapeamento planialtimétrico do terreno visando dar suporte em aplicações voltadas para os recursos hídricos, tais como, delimitação de bacias hidrográficas, modelagem hidrológica, dentre outras; o mapeamento dos elementos do balanço hídrico usando dados e técnicas do Sensoriamento Remoto; estudos voltados para a estimativa hídrica baseada em receptores GNSS (Global Navigation Satellite System).

Laboratório de Limnologia (LabLim): O Laboratório de Limnologia tem uma área de 10 metros quadrados. Está equipado com quatro microscopias compostos e três microscópios tipo lupa, bem como um micrometro ocular e câmaras de Sedgewick-Rafter para análises microscópicas. Equipamento para amostragem de água e organismos em campo incluem uma rede de Surber, redes de plâncton, e Garrafa de Van Dorn. Pesquisas em andamento incluem análises de comunidades de macroinvertebrados e de plâncton, bem como quantificação de grau de contaminação de ambientes naturais com plásticos e micro plásticos.

Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos e Análise de Ciclo de Vida (LabPRO): O grupo de pesquisa ‘Saneamento Focado em Recursos’ conta com o Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos e ACV LabPRO (45 m²), onde existe espaço físico para permanência dos pós-graduandos e alunos de iniciação científica, sendo equipado com ferramentas, computadores e espaço para reuniões. É o local onde protótipos de reatores são montados, onde Analise de Ciclo de Vida são realizados num computador equipado com software SimaPro 9.0, e onde o grupo de trabalho se reúne e discute resultados de pesquisa e propostas.