PPGTA promove evento sobre Barragem de Rejeitos

Postado por: Isabel Almeida

Com o Auditório Arq. Jurandir Nogueira lotado ocorreu no dia 17 de maio de 2019 a palestra intitulada: “Barragens de Rejeitos em Mato Grosso do Sul”. Quatro palestrantes convidados explanaram ao longo de três horas a respeito dos processos de fiscalização, segurança, estrutura e planos de emergência adotados pelas empresas responsáveis pelas barragens de mineração localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. O evento gratuito que contou a presença de profissionais e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTA) e organizado pela Prof.ª Dr.ª Sandra Garcia Gabas e pela coordenadora do PPGTA, Prof.ª Dr.ª Isabel Kaufmann de Almeida.

A iniciativa da realização do evento surgiu após a segunda reunião dos Membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, ocorrida no dia 10 de abril, da qual a Prof.ª Dr.ª Sandra Garcia Gabas é membro como representante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O evento teve início com a palavra da coordenadora do PPGTA, Prof.ª Dr.ª Isabel Kaufmann de Almeida que falou sobre a importância de trazer a situação das barragens do nosso estado para discussão com comunidade acadêmica: “Uma das funções da academia é adequar suas pesquisas e inovações às necessidades da sociedade. Com a realização do evento estimulamos os questionamentos dos nossos doutorandos, mestrandos e graduandos sobre o tema, acreditamos que novos projetos de pesquisa e tecnologia podem surgir dessas questões.”

Na sequencia o diretor da FAENG, Prof. Dr. Robert Schiaveto de Souza parabenizou a iniciativa de realização do evento: “Dentro de um curto período de tempo ocorreram várias rupturas de barragens de rejeito no país. Dessa forma, uma reflexão sobre o manejo dos rejeitos, projetos construtivos de barragem e outras alternativas tornam-se hoje fundamentais. O evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais da FAENG constitui um momento importante para discutir o assunto de forma abrangente, com linguagem simples e acessível aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação e ao mesmo tempo a todos os especialistas da área, além de contribuir, de alguma forma, para o avanço da tecnologia mineral no Mato Grosso do Sul e no Brasil.”

O gerente de Fiscalização Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), M.Sc. Luiz Mário Ferreira, deu início ao ciclo de palestras e explanou sobre o processo de inspeção, vistoria e fiscalização de barragens. O palestrante apresentou o relatório realizado nas barragens da região de Corumbá e falou sobre a importância do estudo de dam break que simula a mancha de inundação para a zona à jusante do barramento.

Da Agência Nacional de Mineração (ANM) estiveram presentes o Geólogo Especialista em Recursos Minerais Patrick Schaldach e Luís Cláudio de Souza, chefe da Fiscalização da Gerência Regional da ANM. Patrick comentou à respeito dos minérios extraídos na região de Corumbá e apresentou informações sobre a estrutura, patologias e instabilidade das barragens. Luís Cláudio falou sobre as causas da ruptura de barragens, sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a categoria de risco e o dano potencial associado às barragens.

Rodrigo dos Anjos Xavier, Gerente-Geral da empresa Vetorial Mineração, que é a responsável pelos complexos de mineração de minério de ferro Monjolinho e Mina Laís, apresentou simulações das manchas de inundação de ambas as barragens para situações de rompimento. Rodrigo também apresentou informações à respeito do plano de segurança para barragens em risco.

Ao final do ciclo de palestras os convidados responderam perguntas do público presente. Os palestrantes comentaram sobre a formação necessária aos profissionais que tiverem interesse em atuar no ramo e também falaram da importância da academia no desenvolvimento de estudos e de novas tecnologias na área.

 

Compartilhe:
Veja também